Notícias

Você sabe o que é joanete? 

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 13/03/2020 às 15:00
atualizado em: 13/03/2020 às 15:10

Texto:

Joanete é uma deformidade do “dedão” do pé que afeta principalmente mulheres. Normalmente começa a aparecer após a primeira menstruação, durante a vida ativa, quando a mulher usa com mais frequência calçados de salto e de bico fino, após a menopausa e, após os 60 anos.

A principal consequência do joanete é a dor, dificuldade para usar calçados e a formação de calos. Fatores hormonais e uso de calçados de bico fino são os principais agravantes nas mulheres. Nos homens, a deformidade é menos comum e os sintomas se acentuam por causa das áreas de maior pressão e sobrecarga dos dedos dentro dos calçados. 

De acordo com o ortopedista especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e do Tornozelo Daniel Baumfeld, não existe tratamento não cirúrgico para o joanete. “O que se aplica de tratamento não cirúrgico tem o objetivo somente de aliviar os sintomas, tratando a consequência, mas não a causa da dor. O uso de silicones, adesivos, separadores de dedo e calçados adaptados não corrigem a deformidade óssea. A cirurgia não é obrigatória, mas é indicada para aqueles pacientes nos quais as limitações são importantes ao ponto de buscar uma alternativa para corrigir o problema. A escolha do melhor tratamento é uma decisão pessoal e a melhor época para realizar a cirurgia depende das limitações que temos no nosso dia a dia”.

A jornalista Danielle Rodrigues já sofreu muito com joanete e operou o pé esquerdo. “A minha joanete é genética, minha avó tinha e minha mãe tem. tenho nos dois pés. Eu sentia muita dor e resolvi fazer a cirurgia no pé esquerdo em 2007. Minha recuperação foi muito dolorosa, tive que tomar até morfina. Isso porque serra o osso, é uma cirurgia muito pesada. A cirurgia resolveu o problema no pé esquerdo, nunca mais senti dor. Antes da cirurgia tentei várias coisas, mas nada resolveu. Se você perguntar se eu faria a cirurgia no pé direito, eu diria não. Por causa do que eu sofri, não toparia. Ainda mais que eu jogo bola, chuto, então tenho medo”. 

Segundo o especialista, ter cuidado constante com os pés evitando calçados impróprios para atividades que exigem ficar com o calçado por mais tempo pode ser uma ferramenta útil para o alívio dos sintomas. Outra dica é comprar os calçados ao final do dia - após às 17 horas-  e experimentá-los fora dos tapetes presentes nas lojas.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O Ministério da Saúde divulgou na noite deste sábado o boletim atualizado com os dados do novo coronavírus no Brasil. #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Há ainda o pedido para que o Ministério da Saúde adicione novamente ao Painel Coronavírus os dados apagados na sexta-feira (5). #itatiaia

    Acessar Link