Notícias

Frente fria se aproxima e pode trazer chuva e aliviar o calorão neste domingo em BH

A chuva deve melhorar os índices de umidade relativa do ar, que estão bem baixos devido a massa de ar quente e seco, que atua no estado há cerca de um mês

Por Leonardo Leal , 20/09/2020 às 08:00
atualizado em: 20/09/2020 às 16:05

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: PBH
PBH

RESUMO

  • Frente fria se aproxima e pode trazer chuva e aliviar o calorão neste domingo em BH
  • A chuva deve melhorar os índices de umidade relativa do ar, que estão bem baixos devido a massa de ar quente e seco, que atua no estado há cerca de um mês


Uma frente fria vai aliviar um pouco o calor, mas as altas temperaturas ainda vão predominar em Minas Gerais. A chegada dessa frente fria ao estado favorece a formação de nuvens.

A tão esperada chuva pode atingir a capital mineira no fim deste domingo. Não há previsão de chuva forte para capital mineira, mas em algumas regiões de Belo Horizonte a chuva pode vir acompanhada e de ventos fortes e também granizos, que é o resultado do encontro entre a massa quente e também a fria.

O céu ficará parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuvas isoladas. A mínima prevista é de 20ºC e a máxima de 33ºC. 

A chuva deve melhorar os índices de umidade relativa do ar, que estão bem baixos devido a massa de ar quente e seco, que atua no estado há cerca de um mês.

Estado

Em todas as regiões mineiras deve ter recorde de temperatura para o inverno, já que a chegada de uma frente fria empurra o ar quente e favorece o aumento do calor. O meteorologista da Cemig Adelmo Correia traz mais detalhes sobre a previsão. 

“O domingo começa ensolarada em boa parte do estado, principalmente no Norte, no Centro de Minas e no Noroeste de Minas. Nessa última região, as temperaturas devem superar os 37ºC à tarde. Já no extremo Sul de Minas, uma frente fria atua causando mudança no tempo com pancadas de chuva acompanhada de trovoadas. A região vai ter parcialmente nublado, com as temperaturas chegando a 27ºC”, explicou. 

Recorde

Nesse sábado, a capital mineira bateu o recorde de calor no ano, com temperatura de 35, 7ºC registrada na Estação Meteorológica da Pampulha.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar quente e seca, que está estacionada sobre o estado, provocou o clima de deserto na capital e também em outras cidades mineiras. Além de ser a maior de 2020, a temperatura desse sábado foi também a maior do inverno e a terceira maior registrada em um mês de setembro desde 1910, quando a série histórica começou .
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link