Notícias

Coronavírus: Governo vai transformar Expominas em hospital de campanha

Por Gov MG, 26/03/2020 às 11:50
atualizado em: 26/03/2020 às 12:29

Texto:

Foto: Pedro Gontijo/ Imprensa MG
Pedro Gontijo/ Imprensa MG

O Governo de Minas dará início à construção de um hospital de campanha no Expominas, em Belo Horizonte. Serão oferecidos 800 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao enfrentamento do coronavírus. 
Como o Expomimas está com a sua atividade interrompida, a ideia é  aproveitar um galpão de 18 mil metros quadrados, climatizado e um pé-direito adequado para dar início à montagem do hospital de campanha. Além disso, ainda há a previsão de oferta de mais 100 leitos de alta complexidade em um espaço anexo.

Uma área atualmente desativada do Hospital Mário Penna, em BH, também poderá ser utilizada para atender pacientes com o vírus.

O Governo de Minas ressalta que outros leitos serão ampliados em hospitais no interior. A Polícia Militar começou a contatar prefeituras para ter um panorama de onde podem ser erguidos hospitais de campanha ou ampliados leitos em unidades já existentes. Uberlândia, Juiz de Fora, Barbacena e Divinópolis são municípios que apresentam potencial. Hoje, o SUS opera com cerca de 2 mil leitos em Minas. Metade desses estarão vagos com o cancelamento das cirurgias eletivas.

Doação

O Governo de Minas anunciou que já está disponível um link no site com informações para pessoas físicas e jurídicas que desejam fazer doações de material e recursos financeiros. Por meio deste link, os interessados terão todas as informações necessárias.

Turismo

Outra informação divulgada pelo Executivo foi em relação à cadeia do turismo. Micro e pequenas empresas que compõem o setor já contam com condições de financiamento facilitadas pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Os juros iniciais da linha de crédito caíram de 7% ao ano (+ INPC) para 5% ao ano (+ INPC). Já o prazo de carência dobrou, passando de seis meses para 12 meses, com pagamento em até 48 meses.

Podem solicitar o crédito empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e pertencentes a uma das mais de 90 atividades econômicas da cadeia do turismo, incluindo empresas de hospedagens, bares e restaurantes, transporte e agências de turismo, até negócios de produções artísticas, de teatro e dança, animação de festas, infraestrutura de eventos e aluguel de equipamentos.

Também está em estudo pelo BDMG a criação de linhas de créditos para empresas de todos os portes e que atuam nas demais áreas da economia.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O Ministério da Saúde divulgou na noite deste sábado o boletim atualizado com os dados do novo coronavírus no Brasil. #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Há ainda o pedido para que o Ministério da Saúde adicione novamente ao Painel Coronavírus os dados apagados na sexta-feira (5). #itatiaia

    Acessar Link