Notícias

Atlético chega ao quarto pênalti desperdiçado dos últimos seis; Santana cobra pontaria

Por Fábio Rocha, 21/08/2019 às 01:17
atualizado em: 21/08/2019 às 14:57

Texto:

Foto: Bruno Cantini/Atlético
Bruno Cantini/Atlético

Com o pênalti desperdiçado na vitória de virada por 2 a 1 sobre o La Equidad-COL, nesta terça-feira, no Independência, pelo duelo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, o Atlético chegou à quarta penalidade perdida nesta temporada. Das últimas seis cobranças, o time alvinegro converteu apenas duas.

Coincidentemente, em todas as ocasiões em que o Galo desperdiçou o penal, o lateral-esquerdo Fábio Santos, batedor oficial, não estava em campo. E nesta terça-feira não foi diferente. O camisa 6 atuou até os 17 minutos do segundo tempo quando foi substituído por Otero. 

No minuto seguinte, o VAR chamou a atenção do árbitro para uma falta do zagueiro do La Equidad em Jair dentro da área dos colombianos e o pênalti foi confirmado. Com o jogo empatado em 1 a 1, a responsabilidade da virada ficou nos pés de Cazares. O camisa 10 bateu, mas o goleiro defendeu. No rebote, Otero até chegou a marcar, mas o VAR flagrou o venezuelano invadindo a área antes do chute e anulou o gol.

Autor do gol da vitória do Galo, aos 35 minutos do segundo tempo, o volante Elias brincou com a situação. “Eu vou bater o pênalti agora. Vamos ver se eu faço. Brincadeira. Tem o Fábio (Santos) que bate. Infelizmente, ele saiu um minuto antes. Azar”, declarou.

O técnico Rodrigo Santana também comentou sobre a falta de pontaria do time nas cobranças de pênaltis. “A gente fica bastante chateado. Evidente que o placar poderia ser melhor, mas isso não abalou, a equipe continuou correndo. Mas isso é uma coisa que a gente precisa ter um pouco mais de precisão. Pênalti sempre é vantagem, eles abriram o placar em uma penalidade também. A gente não pode desperdiçar tantos pênaltis”, frisou.

Outros pênaltis perdidos

Antes do pênalti desperdiçado por Cazares nesta terça-feira, o Atlético já havia perdido outros três recentemente. A mira começou a ficar descalibrada no dia 14 de julho, quando Ricardo Oliveira perdeu a cobrança de penalidade contra a Chapecoense, na Arena Condá, pelo Campeonato Brasileiro. Fábio Santos não estava em campo porque Rodrigo Santana tinha escalado uma equipe reserva. Na ocasião, o meia Vinícius salvou o time ao marcar nos acréscimos e dando a vitória ao Galo por 2 a 1.

Na semana seguinte, o time alvinegro teve três penais a seu favor no empate em 2 a 2 com o Fortaleza, no Independência, também pelo Brasileirão. Mas converteu apenas uma, com Cazares. A equipe teve a oportunidade de sair com a vitória, mas Alerrandro parou no goleiro Felipe Alves. No entanto, o árbitro mandou voltar a batida porque o camisa 1 havia se adiantado. Luan assumiu a responsabilidade e pegou a bola, mas cobrou mal e novamente o arqueiro pegou. Fábio Santos não jogou porque foi poupado.

No dia 31 de julho, o Atlético teve uma nova oportunidade de marcar em cobrança de pênalti e conseguiu, mas foi com Fábio Santos. Na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, no Independência, pelo duelo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, o lateral-esquerdo converteu a cobrança que garantiu o Galo nas quartas diante do La Equidad.

Pênaltis perdidos pelo Atlético na temporada:

20/08/2019 - Atlético 2 x 1 La Equidad – Copa Sul-Americana (Cazares)

21/07/2019 - Atlético 2 x 2 Fortaleza – Campeonato Brasileiro (Alerrandro e Luan)

14/07/2019 - Chapecoense 1 x 2 Atlético – Campeonato Brasileiro (Ricardo Oliveira)

Pênaltis convertidos pelo Atlético em 2019:

31/07/2019 - Atlético 2 x 0 Botafogo – Copa Sul-Americana (Fábio Santos)

21/07/2019 - Atlético 2 x 2 Fortaleza – Campeonato Brasileiro (Cazares)

02/06/2019 - Atlético 4 x 0 CSA – Campeonato Brasileiro (Fábio Santos)

27/04/2019 - Atlético 2 x 1 Avaí – Campeonato Brasileiro (Fábio Santos)

03/04/2019 - Atlético 3 x 2 Zamora-VEN – Copa Libertadores (Fábio Santos)

20/03/2019 - Tupynambás 1 x 2 Atlético – Campeonato Mineiro (Alerrandro)

12/02/2019 - Atlético 3 x 2 Danubio-URU – Copa Libertadores (Ricardo Oliveira)

27/01/2019 - Cruzeiro 1 x 1 Atlético – Campeonato Mineiro (Fábio Santos)

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    As informações sobre a semana e os eventos serão transmitidos nas redes sociais do ministério e da Secretaria Nacional da Juventude.#Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️Técnico do América não poupou críticas à atuação do juiz Felipe Fernandes de Lima no clássico contra o Atlético. #itatiaia

    Acessar Link