Unimed - Novembro - Maxiboard - Internas

Notícias

Último dia para vacinação de animais contra raiva; doença é fatal para animais e humanos

Por Jacqueline Moura, 03/10/2018 às 10:19
atualizado em: 03/10/2018 às 11:17

Texto:

Foto: Agência EBC
Agência EBC

Esta quarta-feira é o último dia para vacinar seu animal de estimação contra a raiva. Cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser imunizados contra a doença, que é fatal, causada por um vírus, e afeta mamíferos, como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e humanos. A transmissão ocorre principalmente pela mordedura, arranhões, unhadas ou lambidas de animais infectados.

O período médio entre a contaminação e a manifestação da doença é de três a 12 semanas, normalmente, podendo demorar ainda mais. Por isso, os donos dos animais devem ficar atentos aos sintomas da raiva:

- baba em excesso, convulsão, sensibilidade exagerada no local da mordida, excitabilidade, perda de sensibilidade em alguma área do corpo, perda da função muscular, febre baixa, espasmos musculares, entorpecimento, formigamento, dor no local da mordida, agitação, ansiedade e dificuldade de engolir.

Em caso de contato com animais que tenham sintomas da doença, a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente para iniciar o tratamento que é feito com aplicação de vacinas e outros medicamentos. 

“É uma responsabilidade muito grande a população cuidar de seu animal de estimação, porque é uma doença fatal para os animais e, principalmente, para a própria família porque a convivência com o animal é muito próxima”, alerta Eduardo Viana, diretor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. 

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, apesar de não haver registro da doença em humanos desde 1984 e em cães desde 1989, na capital mineira, o vírus da raiva continua em circulação. Neste ano já foram capturados nove morcegos contaminados com a raiva, por isso, o objetivo da campanha é evitar que a doença se espalhe na capital mineira. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Confira os resultados da primeira rodada da #CopaItatiaiaKaiser https://t.co/C3dWMAB3sS

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️⚠️EXCLUSIVO: O camisa 1 tem contrato até o próximo dia 31 e negocia os termos do novo vínculo com o Coelho

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Em um jogo dramático, os Millonarios venceram por 3 a 1, de virada, neste domingo, em Madri, na Espanha

    Acessar Link