Notícias

Reajuste do programa Bolsa Família ainda está indefinido, diz ministro do Planejamento

Por Agência Brasil, 16/04/2018 às 20:50
atualizado em: 16/04/2018 às 20:47

Texto:

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
 Jefferson Rudy/Agência Senado

O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, disse nesta segunda-feira que o governo ainda está avaliando o reajuste do Bolsa Família neste ano. Colnago falou sobre o assunto após anúncio de revisão de benefícios sociais.

Há menos de uma semana, o novo ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, havia afirmado que o reajuste do programa ainda não estava definido, mas que poderia ser anunciado este mês ou em maio. “As propostas estão colocadas, há uma discussão ainda dentro do governo para definição dos percentuais, da forma de fazer esse reajuste e acredito que ainda em abril ou maio teremos essa definição e o anúncio do reajuste do Bolsa”, disse na ocasião.

O antecessor Osmar Terra chegou a dizer que o reajuste seria anunciado em março, o que acabou não ocorrendo. Beltrame acrescentou que o governo pensa em um reajuste maior que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em junho de 2016, o governo – com Michel Temer ainda como interino na Presidência da República – reajustou o programa em 12,5%.

Revisão

Nesta segunda-feira Beltrame anunciou o cancelamento de 5,2 milhões de benefícios do Bolsa Família. Segundo o ministro, antes havia uma avaliação anual, cruzando o cadastro único com a Relação Anual de Informações Sociais. Agora, o cruzamento é feito antes, no momento de análise do pedido.

Caso haja inconsistência de declaração da renda, ultrapassando o limite, o pedido é negado. “A junção dessas bases de dados nos oportunizou melhorar a focalização do programa não só da manutenção, mas da concessão do benefício”, disse o ministro.

Beltrame acrescentou que foi possível zerar a fila de espera do programa em 2017, que reunia cerca de 1 milhão de famílias, cenário que permanece estável em 2018. 

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Lula entra com recursos em instâncias superiores sobre o caso triplex. Entenda: https://t.co/4Sh4wpE2ej https://t.co/HD2vg9rxEs

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Uberlândia tem mais um ônibus queimado em onda de ataques na cidade. Acompanhe: https://t.co/OcUOQlhQ8O https://t.co/dbl1xuN6E8

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ❗A defesa quer, entre outros pedidos, que seja afastada qualquer situação de inelegibilidade de Lula. Acompanhe👇

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ❗Só 19% da população brasileira pretende ter filhos nos próximos 2 anos. Qual a sua opinião?

    Acessar Link