Notícias

Por que não emprestar seu cartão de crédito? 

Por Redação, 16/04/2018 às 18:19
atualizado em: 17/04/2018 às 10:43

Texto:

Cartão de crédito tem sido um tema recorrente no canal. Já ensinamos como economizar utilizando cartões de crédito ou débito e demos dicas dos cuidados com o crédito para você não se endividar.

Uma prática comum entre os brasileiros é pedir o cartão de crédito emprestado para amigos e familiares. Quase 40% das pessoas no país já fizeram isso, de acordo com pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Se alguém te faz esse pedido, você aceitaria? Falar “não” nesses casos pode ser difícil, mas listamos abaixo 5 motivos pelos quais você deve pensar duas vezes antes de emprestar seu cartão. Confira!

1. Cartões de créditos servem para emergências

Você acredita que não tem problema emprestar seu cartão de crédito pois você não o utiliza com frequência? Situações de emergência de saúde ou com seu carro podem acontecer a qualquer momento, mas você achava que não tinha motivos para poupar, e por isso não tem um dinheiro reserva. Nessa hora, o cartão de crédito é a melhor solução para os seus problemas e ceder seu limite para outra pessoa pode te complicar nesses momentos.

2. A pessoa não conseguiu um cartão

Cartão de crédito é de uso pessoal e as instituições financeiras realizam estudos antes de dar crédito para alguém. Então um dos motivos pelo qual a pessoa pode estar pedindo seu cartão emprestado é o fato dela não ter conseguido autorização para possuir um cartão de crédito. Isso pode ocorrer devido a ela ter restrições no nome, o que pode significar que não é um bom pagador.

3. Limite estourado

Outro motivo pelo qual alguém pode vir a pedir um cartão emprestado a outra pessoa é o fato de já ter estourado o limite do próprio cartão. Nessa situação, reflita se a pessoa terá realmente condições de te pagar, uma vez que ela já tem uma conta considerável com seu cartão. Além disso, a pesquisa feita pelo SPC e CNDL demonstrou que 53,9% das pessoas pegam cartões de crédito emprestados para comprar calçados, smartphones e brinquedos, ou seja, compras não essenciais. Converse com o seu amigo ou familiar e veja se a compra que ele irá realizar é uma necessidade que demanda que ele se endivide ainda mais.

4. Ela está com dívidas

Quando te procuram para pedir o cartão de crédito emprestado, pode ser que a pessoa já esteja endividada. Se ela se complicou com as próprias contas, ela pode vir a fazer o mesmo envolvendo seu cartão de crédito, ou seja, seu nome. Se ela se complicar e não conseguir pagar a dívida que contraiu no seu cartão de crédito, além de utilizar seu limite, ela pode deixar você ter que arcar com suas contas ou com os juros da fatura. No final, a dívida estará no seu nome e a dor de cabeça virá para você.

Saiba mais: Aprenda a trocar uma dívida cara por uma mais barata e saia do vermelho!

5. É melhor emprestar dinheiro

Emprestar cartão de crédito é pior que emprestar dinheiro. Como com os dois o risco de não receber é tão alto quanto o risco de receber, é melhor emprestar o dinheiro e acabar não recebendo. Isso porque, ao emprestar o cartão de crédito, caso a pessoa não pague a fatura do seu cartão, você terá problemas com juros das parcelas que ela deixar em aberto. E com as dívidas, você ainda corre o risco de ficar com o nome sujo na praça! 

É melhor não arriscar não é mesmo? Além dos problemas financeiros, a amizade com quem pegou seu cartão emprestado pode ficar abalada. Mas se mesmo com todos esses riscos, você considerar que deve emprestar, é bom deixar tudo muito bem combinado.

Você já teve problemas ao emprestar cartão de crédito para um amigo? Conte para gente nos comentários!

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    CGU revela que, a cada dia, um servidor é demitido por corrupção no Brasil. Saiba mais: https://t.co/612DEffsdd https://t.co/ZPuRgwfieg

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Em entrevista exclusiva, senadora Gleisi Hoffmann afirma ‘Lula é o nosso candidato, ele é inocente. Acompanhe: ’… https://t.co/NnwyiQrsy9

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ❗Foram expulsos 142 agentes públicos no primeiro trimestre do ano, um recorde para o período desde 2003. Saiba mais:

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Mudança também no embarque e desembarque das linhas 51, 63 e 5201 do MOVE neste sábado.

    Acessar Link