Notícias

Por que devo poupar meu dinheiro? 

Por Redação, 13/04/2018 às 18:18
atualizado em: 13/04/2018 às 18:16

Texto:

Frequentemente aqui no canal damos dicas de como poupar seu dinheiro e controlar gastos com despesas pessoais. Mas por que insistimos tanto nessas dicas financeiras de economia? Veja abaixo os motivos para você começar a poupar dinheiro!

1. Equilibrar a relação despesas x receitas

As famílias brasileiras tendem a elevar seu padrão de vida, mesmo sem aumentar sua fonte de renda ou acabam fazendo empréstimos e se endividando com parcelas e financiamentos que, somados aos gastos mensais, superam seus ganhos. É necessário igualar a relação entre despesas e receitas, de forma que não sejam feitas dívidas significativas no período de adequação.

2. Estar pronto para emergências

Uma reserva emergencial é fundamental para não comprometer suas economias, investimentos e tranquilidade diante de imprevistos. Já imaginou alguma situação de emergência que você precise gastar uma quantia considerável e não tem onde tirar esse dinheiro? Uma emergência hospitalar, conserto do carro ou desemprego. São situações fora do nosso controle que devemos nos preparar.

3. Comprar uma casa

Comprar uma casa para morar é um terceiro bom motivo. Afinal, ter uma moradia representa segurança para sua família. Caso seja um objetivo de curto prazo, o financiamento imobiliário pode ser uma boa escolha. Porém, caso esse sonho possa esperar, reserve sua quantia de dinheiro destinada à compra da casa e utilize os juros a seu favor.

PUBLICIDADE: Confira as opções de Crédito Imobiliário do Banco Inter!

4. Independência financeira

Para se tornar independente financeiramente é preciso ter receitas que não dependam diretamente do seu trabalho para serem geradas. Assim, caso um imprevisto aconteça, como um atraso do salário ou demissão, você terá outra fonte de renda para sua sobrevivência. Uma boa opção é manter investimentos capazes de gerar juros que paguem suas despesas mensais. Conheça alguns tipos de investimento como os de renda fixa e o tesouro direto.

PUBLICIDADE: Conheça os investimentos do Banco Inter!

5. Garantir o padrão de vida

Atualmente, os brasileiros já perceberam que a previdência pública será cada vez mais insuficiente para permitir uma boa aposentadoria para seus contribuintes. Desta forma, possuindo uma reserva financeira, ao se aposentar, você pode manter o padrão de qualidade de vida que está acostumado utilizando a sua reserva.

Você economiza para construir um fundo de reserva para emergências? Conte para gente nos comentários!

Confira dicas de quanto destinar do seu salário para reservas emergenciais!

PUBLICIDADE: Quer mais dicas de investimento financeiro? Acesse o #Contacomagente, o blog do Banco Inter!

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    CGU revela que, a cada dia, um servidor é demitido por corrupção no Brasil. Saiba mais: https://t.co/612DEffsdd https://t.co/ZPuRgwfieg

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Em entrevista exclusiva, senadora Gleisi Hoffmann afirma ‘Lula é o nosso candidato, ele é inocente. Acompanhe: ’… https://t.co/NnwyiQrsy9

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ❗Foram expulsos 142 agentes públicos no primeiro trimestre do ano, um recorde para o período desde 2003. Saiba mais:

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Mudança também no embarque e desembarque das linhas 51, 63 e 5201 do MOVE neste sábado.

    Acessar Link