Notícias

Melhores do futebol mineiro em 2017 são premiados na 55ª edição do Troféu Guará

Por Redação , 29/01/2018 às 23:09
atualizado em: 06/02/2018 às 15:47

Texto:

A noite desta segunda-feira foi de festa para o futebol mineiro com a cerimônia de premiação da 55ª edição do Troféu Guará. O evento, realizado no Buffet Catharina, no Bairro Estoril, Região Oeste de Belo Horizonte, marcou a entrega do mais tradicional troféu esportivo de Minas Gerais aos melhores atletas, clubes e dirigentes de 2017.

Sob o comando de Milton Naves e Álvaro Damião, a solenidade de premiação contou com a presença do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), além dos dirigentes de América (Marcus Salum e Alencar da Silveira Júnior), Atlético (Sérgio Sette Câmara, Lásaro Cândido da Cunha e Alexandre Gallo) e Cruzeiro (Wagner Pires de Sá e Itair Machado).

Assista à íntegra da cerimônia:

Destaque de 2017 em Minas com dois troféus (Craque do Ano e melhor meia da Seleção Guará), Thiago Neves, do Cruzeiro, se mostrou feliz com o Guará conquistado em sua primeira temporada no futebol mineiro.

“Fico feliz pelo ano que a gente fez. Individualmente, tinha muita desconfiança quando eu cheguei, pela recepção que foi e por ter sido a principal contratação do ano. É uma responsabilidade muito grande, mas eu consegui mostrar dentro de campo que eu ainda estava em alto nível e que tinha condições de mostrar muita coisa. Hoje recebo o prêmio de Craque do Ano”, declarou. “Você entra para a história do clube, para a história do Troféu Guará. Estou muito feliz em receber essa premiação que para a minha carreira é muito bom”, completou.

Thiago Neves também relembrou a frase dita por ele na premiação do ano passado. Recém-contratado pela Raposa na época, o meia compareceu à festa do Guará somente para entregar o troféu para o volante Henrique. “Como havia dito no ano passado, esse negócio de entregar premiação não é comigo, gosto de vir para receber”, brincou.

Eleito o melhor meia da Seleção Guará ao lado de Thiago Neves está o venezuelano do Atlético, Otero. O camisa 11, que se destacou no ano passado pelas cobranças de falta, destacou o fato de um jogador de seu país conquistar o prêmio. “Só tem jogadores de muita qualidade. Estou feliz de estar neste time. É difícil para um venezuelano conseguir este tipo de prêmio. Este prêmio é para a minha família e para a Venezuela”, celebrou.

Dirigente do Ano pela segunda vez em três anos, o integrante do Conselho Administrativo do América, Alencar da Silveira Júnior, comemorou mais um Troféu Guará e destacou a democracia do prêmio.

“A Itatiaia tem um voto. Os outros são 32 votos para quem vem de fora. Não se pode falar que a Itatiaia puxa para fulano. É o reconhecimento da imprensa mineira. O que a Itatiaia faz mostra que pode se fazer diferente de todo o Brasil. Esse é o prêmio da crônica mineira, são os jornalistas que escolhem que é o melhor”, disse.

O diretor-presidente da Rede Itatiaia, Emanuel Carneiro, destacou a importância do troféu em Minas Gerais para o futebol mineiro. “O Troféu Guará tem mais de 50 anos de história e fez passar por este palco toda a história do futebol mineiro, os grandes jogadores, os grandes técnicos e grandes dirigentes e os grandes títulos. A escolha foi feita com toda a lisura possível e representou a temporada de 2017. O que esperamos é que em 2018 venham os títulos nacionais, grandes revelações, que os clubes mineiros consigam pagar os seus compromissos financeiros e que tudo de bom aconteça com o nosso futebol”, frisou.

Homenagem a Eduardo Maluf

As festividades no Buffet Catharina deram uma pausa para homenagear Eduardo Maluf, que faleceu em junho do ano passado em decorrência de um câncer. O ex-diretor de futebol de Atlético e Cruzeiro foi homenageado com o Troféu Guará Especial. Assista:

Premiação

O destaque desta edição foi o Cruzeiro que, na temporada do pentacampeonato da Copa do Brasil, teve seis atletas na Seleção Guará, o jogador revelação e o craque do ano. Além disso, o clube celeste recebeu os prêmios pelos títulos do Campeonato Brasileiro Sub-20 e da Supercopa Sub-20.

O Atlético ficou com três jogadores na seleção e foi lembrado, também, pelos títulos do Campeonato Mineiro, do Estadual Sub-20 e da Copa do Brasil Sub-20. A equipe ainda teve o artilheiro da temporada, Fred, com 30 gols, e que atualmente está na Raposa. Representado pelo empresrário Gustavo Faria, o lateral-direito Marcos Rocha, emprestado ao Palmeiras, recebeu o oitavo Guará consecutivo.

Campeão Brasileiro da Série B, o América foi representado pela dupla de zaga da Seleção Guará, o melhor dirigente de 2017, Alencar da Silveira, o técnico do ano, Enderson Moreira, e o preparador físico Edy Carlos.

Pelo segundo ano seguido, Igor Junio Benevenuto foi escolhido o melhor árbitro da temporada em Minas.

O Guará especial foi em homenagem ao ex-diretor de futebol de Atlético e Cruzeiro Eduardo Maluf, que faleceu em junho do ano passado.

Confira a Seleção Guará:

Goleiro: Fábio (Cruzeiro)

Lateral-direito: Marcos Rocha (Atlético)

Zagueiros: Rafael Lima (América) e Messias (América)

Lateral-esquerdo: Diogo Barbosa (Cruzeiro)

Volantes: Henrique (Cruzeiro) e Hudson (Cruzeiro)

Meias: Thiago Neves (Cruzeiro) e Otero (Atlético)

Atacantes: Arrascaeta (Cruzeiro) e Fred (Atlético)

TROFÉU GUARÁ POR TÍTULOS E ARTILHARIA

América (campeão Brasileiro Série B)

Cruzeiro (campeão Brasileiro Sub-20)

Cruzeiro (campeão da Supercopa Sub-20)

Cruzeiro (campeão da Copa do Brasil)

Atlético (campeão Mineiro)

Atlético (campeão Mineiro Júnior Sub-20)

Atlético (campeão Copa do Brasil Sub-20)

Fred do Atlético (artilheiro da temporada) - 30 gols

DEMAIS PRÊMIOS

Dirigente do Ano: Alencar da Silveira Júnior (América)

Jogador Revelação: Murilo (zagueiro do Cruzeiro)

Melhor Árbitro do Ano: Igor Júnio Benevenuto

Craque do Ano: Thiago Neves (meia do Cruzeiro)

Técnico do Ano: Enderson Moreira (América)

Preparador Físico do Ano: Edy Carlos (América)

GUARÁ ESPECIAL

Eduardo Maluf (homenagem póstuma)

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Vaga formal deve voltar a ser positiva no país em 2018, mas com baixa qualificação: https://t.co/1Lyl7LXF40 https://t.co/jcOc97n7n3

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Caminhões com defeito provocam congestionamentos nas chegadas à Ceasa (avenidas Severino Balesteros e Helena de Vas… https://t.co/vEXGhvIRo6

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Caminhões com defeito provocam congestionamentos nas chegadas à Ceasa (avenidas Severino Balesteros e Helena de Vasconcelos) #voecomaitatiaia #trânsitoenaitatiaia🚁🚁🚁

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O valor do auxílio é de R$ 4.378.

    Acessar Link