Sulamerica - Maxiboard - Internas

Notícias

Há exatos 50 anos, Atlético e Cruzeiro iniciavam disputa da primeira final no Mineirão

Por Alexandre Simões, 29/04/2018 às 15:35

Texto:

Timaço do Cruzeiro levou a melhor sobre o Atlético na final do Mineiro

O futebol mineiro vivia há exatos 50 anos um momento especial. Em 14 de janeiro de 1968, Cruzeiro e Atlético iniciavam a primeira decisão direta de Campeonato Mineiro entre eles na Era Mineirão, que começou em 1965, com a inauguração do Gigante da Pampulha.

Numa competição disputada no sistema de pontos corridos, os dois rivais marcaram 35 pontos, com 15 vitórias, cinco empates e duas derrotas em 22 partidas, num tempo em que as vitórias valiam dois pontos.

O empate entre eles aconteceu apenas na reta final da competição, após o famoso clássico que terminou empatado por 3 a 3 após o Atlético, com um jogador a mais em campo, pois Procópio tinha sido expulso, abrir 3 a 0 aos 15 minutos do segundo tempo.

Depois desse confronto, em 26 de novembro de 1967, o Galo ainda empatou com o Villa Nova e permitiu o empate cruzeirense.

Com dois times empatados em pontos, após as 22 rodadas, o regulamento previa a disputa de uma melhor de três para se decidir o campeão. E o Estadual de 1967, por causa dos jogos do Cruzeiro nas semifinais da Taça Brasil de 1967 diante do Náutico, invadiu o ano seguinte.

No jogo do dia 14 de janeiro de 1968, os personagens foram o goleiro Raul, do Cruzeiro, e o atacante Buião, do Atlético, entrevistados da Resenha de Boleiro deste domingo (14) no programa Bola Premiada.

Raul defendeu um pênalti cobrado por Ronaldo logo aos cinco minutos de jogo. Mas depois falhou no único gol alvinegro, marcado exatamente por Buião que os jornais da época relatam como o melhor jogador atleticano.

O lance mais badalado da partida envolveu também os dois jogadores, pois uma bela jogada de Buião que terminou com uma finalização no ângulo só não se transformou no segundo gol alvinegro graças a uma bela defesa de Raul.

A taça foi conquistada pelo Cruzeiro com duas vitórias nas partidas decisivas. Após fazer 3 a 1 no confronto de ida, que hoje completa exatamente 50 anos, o time dirigido por Orlando Fantoni garantiu o tricampeonato mineiro vencendo por 3 a 0 a segunda partida, em 21 de janeiro de 1968.

FICHA DO PRIMEIRO JOGO

ATLÉTICO 1 X 3 CRUZEIRO

DATA: 14 de janeiro de 1968
LOCAL: Mineirão
MOTIVO: Jogo de ida da decisão do Campeonato Mineiro de 1967
ARBITRAGEM: Armando Marques, auxiliado por Eraldo Gôngora e Wilson Medeiros, todos de São Paulo
PÚBLICO: 86.977 pagantes
RENDA: NCr$ 248.895,00
ATLÉTICO: Luizinho (Mussula); Canindé, Vander, Grapete e Décio Teixeira; Vanderlei Paiva e Amauri; Buião, Beto (Adilson), Ronaldo e Tião. Técnico: Fleitas Solich
CRUZEIRO: Raul; Pedro Paulo, Vicente, Procópio e Neco; Zé Carlos e Dirceu Lopes; Natal, Evaldo, Tostão e Hilton Oliveira. Técnico: Orlando Fantoni

Confira os melhores momentos do 1º jogo no Canal 100:

FICHA DO SEGUNDO JOGO

CRUZEIRO 3 X 0 ATLÉTICO

DATA: 21 de janeiro de 1968
LOCAL: Mineirão
MOTIVO: Jogo de volta da decisão do Campeonato Mineiro de 1967
ARBITRAGEM: Armando Marques, auxiliado por Eraldo Gôngora e Wilson Medeiros, todos de São Paulo
PÚBLICO: 79.981 pagantes
RENDA: NCr$ 236.996,00
CRUZEIRO: Raul; Pedro Paulo, Vicente, Procópio e Neco; Zé Carlos e Dirceu Lopes; Natal, Evaldo, Tostão e Hilton Oliveira. Técnico: Orlando Fantoni
ATLÉTICO: Hélio; Canindé, Vander, Grapete e Décio Teixeira; Vanderilei Paiva e Amauri; Buião, Ronaldo, Lacy (Beto) e Tião. Técnico: Fleitas Solich

Confira os melhores momentos do 2º jogo no Canal 100:

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️Cinco equipes podem garantir vaga nas quartas de final da Copa Itatiaia Kaiser neste domingo:… https://t.co/JmsbLjbt2P

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ Duelos serão disputados às 16h e 17h

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ Torcedora do time alagoano, melhor jogadora do mundo projetou uma parceria com o ex-atacante do Atlético que está no CSA

    Acessar Link