Notícias

Estresse e alergias podem desencadear bruxismo nas crianças

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 10/10/2018 às 17:35
atualizado em: 10/10/2018 às 18:33

Texto:

A Revista Paulista de Pediatria realizou um estudo que mostra que 60% das crianças com bruxismo tinham sido diagnosticados com quadros alérgicos, como rinite e asma. Além disso, ranger ou forçar os dentes acordado ou quando está dormindo também pode ser bruxismo, que é muito comum em crianças de até seis anos de idade. 

De acordo com o dentista Gustavo Féres, o hábito involuntário de ranger os dentes é bem comum entre os pequenos. “Ele acomete geralmente pessoas que estão passando por algum estresse e ou ansiedade. As crianças iniciam as suas necessidades emocionais e físicas pela boca, quando são amamentadas. Esse é um dos motivos que, às vezes, a mente entende que estimular a fricção dentária pode acalmar os ânimos, ocasionando no bruxismo”, detalha.

Outros fatores que podem ocasionar o bruxismo são exposição a aparelhos eletrônicos antes de dormir, o que causa agitação e fatores emocionais, como estresse e ansiedade. “Os sintomas vão desde dores de cabeça, zumbido no ouvido, dor muscular na face, pescoço, desgaste dos dentes, dor na articulação da mandíbula e, para quem está observando a criança dormir, barulho dos dentes batendo. Déficit de atenção e sonolência durante o dia também são comuns”, explicou.

Tratamento

Em alguns casos, o tratamento é multidisciplinar. “É importante envolver várias áreas, como otorrinolaringologistas e até mesmo fonoaudiólogos. Outras recomendações são fazer com que o pequeno gaste energia durante o dia, por meio da prática de esportes e, quando necessário a utilização de placas de bruxismo, elas devem ser trocadas constantemente para não atrapalhar o desenvolvimento dental e facial da criança”, ressaltou Gustavo.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️Jogadores do Cruzeiro desfilarão pelas ruas de BH no carro dos Bombeiros nesta quinta-feira - confira o trajeto:… https://t.co/bGaiePS4rH

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    CONFIRA O TRAJETO QUE OS ATLETAS CELESTES FARÃO APÓS O DESEMBARQUE EM CONFINS

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    CONFIRA O TRAJETO QUE OS ATLETAS CELESTES FARÃO APÓS O DESEMBARQUE EM CONFINS

    Acessar Link