Notícias

Calor intenso: Belo Horizonte registra dia mais quente do ano com temperatura acima dos 35°C

Por Redação , 12/09/2019 às 16:01
atualizado em: 12/09/2019 às 16:26

Texto:

Foto: Defesa Civil de Belo Horizonte/Divulgação
Defesa Civil de Belo Horizonte/Divulgação

Belo Horizonte registrou o dia mais quente do ano na tarde desta quinta-feira. Os termômetros marcaram 35,4°C por volta das 15h. E para quem não gosta de calor, a notícia não é boa: nos próximos dias não há previsão de que as temperaturas fiquem abaixo dos 30°C.

Para esta sexta-feira (13), a máxima é de 36°C e a mínima de 20°C. No sábado as temperaturas caem um pouco e os termômetros devem ficar entre 31°C e 17°C. Já no domingo a máxima será de 30°C e a mínima de 17°.

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo, o calor se deve a presença de uma forte massa de ar seco sobre o estado e a proximidade da primavera, o que favorece a elevação da temperatura. 

Na tarde desta quinta, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de BH divulgou que o índice de umidade na capital mineira está 14%, bem abaixo dos 30% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Norte, Noroeste e Oeste de Minas a umidade fica abaixo de 15%, o que deixa as cidade em estado de emergência.

Para evitar problemas de saúde causados pela alta temperatura e baixa umidade, a Subsecretaria divulgou algumas recomendações:

•    Hidrate-se muito bem;

•    Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas e evite frituras;

•    Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;

•    Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

•    Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

•    Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link