Notícias

Amor e solidariedade marcam protesto contra o racismo em Ribeirão das Neves

Por Redação , 14/01/2018 às 08:31
atualizado em: 14/01/2018 às 11:08

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Grafiteira pintou voluntariamente o muro da casa que havia sido pichado (Fotos: Rafael Nonato/Itatiaia)

Amor! Esse foi o sentimento do Ivan ao ver dezenas de moradores, amigos, familiares na porta de sua casa, no Bairro Sevilha, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, durante uma manifestação pacífica em repúdio ao ato de racismo sofrido por ele nessa semana.

Um pouco menos abalado, ele concedeu entrevista à Itatiaia e falou sobre os ataques racistas. “Um sentimento de medo mesmo, de impotência por não poder fazer nada. Eu não sei quem é que está fazendo isso (pichações), então o sentimento é esse, de impotência”, relatou Ivan, que agradeceu o apoio recebido. “Com todo o pessoal apoiando e tudo a gente fica um pouco mais tranquilo né, mais confortável”, acrescentou.

O muro do imóvel onde o homem mora foi pichado com expressões racistas como “senzala, escravos à venda”, “negros imundos” e “voltem para África”. O presidente da comissão de igualdade racial da OAB-MG, Gilberto Silva, esteve no local e disse que o crime também o tocou profundamente. O caso está sob investigação.

“Não se trata de uma injúria racial, mas de um ato racista. E os dizeres que foram pichados na casa tratam de uma coletividade, onde ofende toda uma etnia, um grupo étnico. Deve, sim, ter apuração, com inquérito policial e, posteriormente, o Ministério Público fazer a denúncia como racismo e procurar quem são os agressores”, afirmou Gilberto Silva.

O muro cinza pichado com ódio agora está colorido de esperança. A grafiteira e tatuadora Bárbara, conhecida como ‘BA’, fez uma nova pintura no local de forma voluntária. “Esse absurdo que foi feito aqui na casa do Ivan, acho que o mínimo que eu posso estar fazendo é pintando e trazendo um pouco de alegria para a família”, disse.

Ao final da manifestação moradores se revezaram em discursos de repúdio ao crime e fizeram uma oração.

Ouça acima a reportagem completa de Rafael Nonato.

 

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Apito Final no ar pela Rádio de Minas! Liga o rádio aí! 📻 https://t.co/eAHRX5bFFN

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Motorista atropela pedestres na Praia de Copacabana e deixa várias pessoas feridas: https://t.co/CS5C4Bgbqe https://t.co/S46qHGKHDj

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Jornada Esportiva - Campeonato Mineiro.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Recebemos na Turma do Bate-Bola desta quinta-feira a presença do nosso correspondente na Espanha, o jornalista Marcelo Bechler

    Acessar Link