Notícias

6 cuidados ao usar o cartão de crédito

Por Redação, 08/02/2018 às 18:21

Texto:

O uso do cartão de crédito se torna cada vez mais recorrente no Brasil. Mas, junto com esse uso, vêm também as enormes dívidas. Para aqueles que não têm o costume de conferir seu extrato do cartão de crédito ou de guardar todas as notinhas, o susto ao final do mês pode ser grande e o desespero para pagar essa conta maior ainda. Para usar esse tipo de cartão é preciso ser organizado. Confira nossas dicas para utilizar o cartão de crédito com cautela e não se endividar no final do mês.

1. Limite

Quanto mais baixo for o limite do seu cartão, melhor. Assim, você não vai comprar incansavelmente e ter um susto quando a fatura chegar. Tenha em mente que o limite do seu cartão não pode ultrapassar o valor correspondente a 50% do seu salário. Desta forma, você se assegura de não comprometer toda a renda no pagamento da fatura do cartão.

2. Avalie bem a instituição financeira

Antes de contratar um cartão de crédito, avalie bem o serviço oferecido pela instituição financeira. Valor da anuidade, taxas de juros e benefícios são itens importantes de serem analisados antes de fechar o contrato. Vale também tentar uma negociação com o banco.

3. Não utilize o cartão como complemento de renda

Muitas pessoas acham que o cartão serve para complementar a renda. NÃO! Se você usar o cartão de crédito como um adicional a sua renda, você entrará em um ciclo vicioso em que, para pagar a fatura, você acaba sem dinheiro e obrigado a utilizar a função crédito novamente – que nem sempre é a mais favorável. Para isso, controle suas despesas de forma, que, você consiga pagar o cartão de crédito sem ficar no vermelho.

4. Avalie as opções de compra

Nem sempre o melhor preço do produto será na opção de crédito. Na maioria das vezes, o melhor valor sairá em dinheiro, poucas vezes aceitando a negociação em débito. Para isso, analise bem a compra que está fazendo: ela tem desconto à vista ou sai o mesmo valor no crédito? É possível parcelar sem juros no cartão? Considere suas respostas e opte pela melhor opção.

5. Evite comprar por impulso

Não pretende utilizar o cartão de crédito? Não saia com ele de casa! Deixe o cartão guardado e vá as compras apenas com o dinheiro que for utilizar. É comum encontrarmos coisas que não estavam em nosso planejamento para comprar e utilizar o cartão de crédito para adquiri-las, uma vez que não se encaixam no orçamento.

6. Confira sempre seu extrato

É uma questão de segurança própria conferir o extrato bancário todos os dias, seja ele débito ou crédito. Esse hábito pode te prevenir de pagar por cobranças indevidas, clonagem de cartão de crédito ou cobrança duplicada. Então, confira sempre seu extrato, especialmente o de crédito, uma vez que a cobrança pode perder o prazo para reclamação quando a fatura chegar. Além de prevenir contra essas situações, criar esse hábito pode te auxiliar no controle dos gastos dos seus cartões.

Agora que você já sabe como se comportar ao contratar um cartão de crédito, analise sua situação financeira.

Gostou do nosso artigo? Você acha que é realmente viável para você abrir essa conta?

Se você ainda possui dúvidas com relação ao assunto, siga sempre nossas dicas que vamos te ajudar!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Acompanhe a live pela nossa página no Facebook! https://t.co/izF8WzTLef https://t.co/X95Tlqc1F7

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🚛 Sem transporte, milhares de litros de leite são descartados em Minas. Leia mais 👉 https://t.co/cHE8In47P1 https://t.co/RJJtl7b7oO

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    No Palavra Livre de hoje, a participação do cantor e poeta Thedy Corrêa, da banda Nenhum de Nós. O tema de hoje é: o amor exige sacrifício? Participe!

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🚛 Em Passos, mais de 500 mil litros já foram jogados fora 👇

    Acessar Link