Rômulo Ávila

Coluna do Rômulo Ávila

Veja todas as colunas

Reação ou rebaixamento

11/10/2019 às 06:20

Bruno Haddad/Cruzeiro

Por mais que os números e o momento atual mostrem o contrário, continuo achando que o Cruzeiro permanecerá na Série A do Campeonato Brasileiro. Acredito que o temor da torcida tenha relação direta com inércia do time. As rodadas passam, a vitória não chega e o tempo para reagir fica cada vez menor.

O Cruzeiro iniciou o returno com a obrigação de melhorar consideravelmente o pífio desempenho na primeira metade da competição, quando somou apenas 18 de 57 pontos possíveis. Porém, o rendimento no returno é desanimador: três empates e duas derrotas, o que significa de 20% de aproveitamento.

No turno, quando fez sua pior campanha na era pontos corridos, o time conseguiu 31,58% de aproveitamento. Ou seja, o Cruzeiro deste começo de segundo turno é bem pior que o da primeira metade da competição.

No somatório de tudo, o clube precisa de 57% de aproveitamento nas 14 rodadas finais para chegar aos 45 pontos e não depender de ninguém para evitar a queda. Ainda que o número para se garantir for menor este ano (algumas projeções apontam 42), o time precisará de aproveitamento de G4 para permanecer na elite. 

Trata-se de uma missão ingrata para um time que não consegue reagir e ainda enfrenta uma das maiores crises – financeira, administrativa e política – da sua história quase centenária.

Projeção do departamento de estatísticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) coloca o clube com 72,7% de risco de queda. Somente Avaí (89,6%) e Chapecoense (95,6%) têm mais risco de queda, segundo a UFMG.

Alguma medida urgente precisa ser tomada. Como treinador não parece ser o problema e não há como mudar o elenco, uma saída que vejo é a renúncia coletiva da atual gestão, aliada a um esforço de pessoas que realmente gostam do clube para, pelo menos, amenizar a crise extracampo. Isso, com certeza, teria reflexos dentro de campo. O primeiro passo foi dado, com a saída de Itair Machado. Se será suficiente para salvar o clube, somente o tempo poderá dizer.

Jogos restantes do Cruzeiro

Em Belo Horizonte

Cruzeiro x São Paulo: 16/10 - 26ª rodada
Cruzeiro x Fortaleza: 27/10 - 28ª rodada
Cruzeiro x Bahia: 03/11 - 30ª rodada
Cruzeiro x Atlético: 10/11 - 32ª rodada
Cruzeiro x Avaí: 17/11 - 33ª rodada
Cruzeiro x CSA: 27/11 - 35ª rodada
Cruzeiro x Palmeiras: 08/12 - 38ª rodada

Como visitante

Chapecoense x Cruzeiro - 13/10 - 25ª rodada
Corinthians x Cruzeiro: 19/10 - 27ª rodada
Botafogo x Cruzeiro:30/10 - 29ª rodada
Athletico-PR x Cruzeiro: 06/11 - 31ª rodada
Santos x Cruzeiro: 24/11 - 34ª rodada
Vasco x Cruzeiro:  1º/12 - 36ª rodada
Grêmio x Cruzeiro: 04/12 - 37ª rodada

 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link