Gustavo Lopes

Coluna do Gustavo Lopes

Veja todas as colunas

Mais que um clube: uma nação contra Neymar

04/08/2017 às 12:52

Com pouco mais de 32 mil km², idioma próprio e cerca de 7,5 milhões de habitantes, a Catalunha é uma comunidade autônoma espanhola cuja capital é Barcelona. A Catalunha é governada pelo separatista Carlos Puigdemont, do Partido Democrático Europeu Catalão (PDeCAT), e a sua assembleia possui uma maioria esmagadora de deputados que apoia o movimento separatista.

A comunidade autônoma é a mais rica da Espanha e conta com um PIB de mais de 200 bilhões de euros.

Sob o slogan "mais que um clube", o Barcelona, um dos maiores clubes do mundo, não representa não apenas os títulos conquistados, mas a identidade catalã, que vive o sonho separatista e um conflito diplomático antigo com o governo espanhol. 

Mais que um clube porque o Barcelona representa a cultura e os sentimentos da nação catalã, tanto que em 1921 redigiu seus estatutos em catalão. 

Por tudo isso, ao trocar voluntariamente o clube catalão pelo PSG, o sentimento do povo da Catalunha não é de ter havido uma simples opção profissional (e financeira), mas de ter virado as costas para tudo o que o clube simboliza.

É algo como se amanhã Neymar trocasse a Seleção Brasileira pela Uruguaia. A sensação é de traição, de menoscabo.

Por isso, um dos maiores jornais de Barcelona, o "Sport", entabulou a manchete "Hasta nunca" (até nunca mais).

A transferência que promete fazer girar os polos geográficos do futebol, colocando Paris no centro, deve fazer de Neymar um "vilão" do povo catalão.

Independente do desenrolar político, o mundo dos negócios do futebol se dividirá em antes e depois da transferência de Neymar.

Parabéns, Marcelo Bechler, pelo mega furo, e sorte ao Neymar.

Que venha o hexa, na Rússia, com mais um brasileiro "camisa 10 no PSG".

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️João Ricardo assume erro em 3º gol do Cruzeiro e diz: ‘Depois ficou muito difícil correr atrás’ -… https://t.co/pF86i9J4JM

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Na visão do goleiro do América, a falha prejudicou a equipe que não encontrou forças para tentar buscar o empate

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    “A gente precisava ganhar, já tinha um tempo. A confiança (do time) estava baixa, a minha também. Hoje fiz uma boa partida, o time jogou bem também. Merecemos o resultado”, di...

    Acessar Link