Gustavo Lopes

Coluna do Gustavo Lopes

Veja todas as colunas

Liberdade de imprensa sempre

Liberdade de imprensa sempre

14/02/2018 às 02:43

Gerou grande repercussão a agressão de Oswaldo Oliveira, então técnico do Atlético, ao repórter Léo Gomide, da Rádio Inconfidência.

Não bastasse a grande gafe da agressão, em apoio ao treinador, no dia seguinte ao incidente, o Clube Atlético Mineiro proibiu o jornalista de ingressar na Cidade do Galo, em flagrante limitação ao exercício da liberdade de imprensa e, ainda, como retaliação ao profissional.

Posteriormente, Oswaldo Oliveira foi demitido e, dias depois, o clube voltou a liberar o acesso de Gomide às suas instalações.

A liberdade de imprensa no Brasil é regulamentada pela Lei 2083/52 e consagrada na Constituição ao estabelecer a livre manifestação do pensamento (arts. 5º, inciso IV e 220). 

Segundo a Constituição, “nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, incisos IV, V, X, XIII e XIV” (art. 220, § 1º).

Independente da legislação, retaliar a imprensa restringindo-lhe o trabalho é completamente reprovável e acaba por trazer prejuízos ao próprio clube, que tem na mídia a grande divulgadora de sua marca. Se há cobranças ou críticas por parte dos jornalistas, é justamente pelo interesse da imprensa em ver os times locais vencendo.

A ação do Atlético em proibir o acesso do repórter aumentou estrondosamente a gravíssima crise que o clube enfrenta.

Menos mal que, no fim das contas, venceu a liberdade de imprensa, que deve prevalecer sempre.

Erros fora de campo podem custar muito caro e esse filme já foi visto em 2005. 

Luz amarela acesa!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    🎊🎉 🎈 Olodum é o homenageado do bloco Baianas Ozadas no Carnaval Belô 2019 https://t.co/bBU91uFO5I #Carnaval… https://t.co/ieEcoU7ryP

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ Reforço na área: o jogador se destacou pelo Santos temporada passada e foi revelado pelo Corinthians, onde trabalhou com o técnico celeste Mano Menezes.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Cada parlamentar tem um salário bruto R$ 25.322,25 por mês. Leia!

    Acessar Link