Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

De quem é a culpa?

09/08/2019 às 12:56
De quem é a culpa?

Recebi de Arnaldo Alves carta respeitosa e educada que agora compartilho com todos os ouvintes e leitores porque é uma oportunidade de prestar esclarecimentos.

Ele se queixa de que não devíamos aceitar as denúncias do jornalista Glenn Greenwald, com conversas entre membros da Lava Jato. Minha resposta: se houve invasão de privacidade indevida é a polícia que tem de checar; nós, da mídia, temos de mostrar a indignação com o comportamento de operadores do Direito, escolhendo alvos, articulando ataque e defesa e corrompendo os princípios mais elementares da Justiça.

Ele também pergunta por que não estamos investigando o envolvimento do jornalista do The Intercept com filmes pornográficos e eu respondo do mesmo jeito: é trabalho de polícia e, indecente, até agora, para mim, é o comportamento do Quer saber o ouvinte por que a imprensa não bate no Supremo Tribunal Federal que está rasgando a Constituição? A resposta é: cobramos sim, especialmente de alguns ministros cuja atuação é questionável.

Arnaldo quer saber por que a imprensa não comenta o que o presidente tem feito de bom para o Brasil. Ai, seguramente ele não se refere 
à Itatiaia porque já elogiei a Reforma da Previdência, a Reforma Tributária, o fim do horário de verão, a criação do Programa Médicos pelo Brasil e a atuação de toda a equipe econômica, especialmente o ministro Paulo Guedes e o presidente do BNDES, um moço jovem e impressionante.

Arnaldo acha que a imprensa está manipulando contra o governo. Não falo pelos outros veículos, mas, sem autorização prévia de superiores, estou avisando a ele ou qualquer ouvinte que se vier às 13 horas e me procurar poderá cobrar, ao vivo, postura condizente com nosso slogan de vender espaço e não opinião. 

Enfim, de minha parte continuo torcendo para que o presidente mude o discurso e pregue a união de todos os brasileiros. Cabe a ele essa tarefa. Enquanto destilar ódio, ofender famílias, tratar com palavrões repórteres que cumprem o dever de perguntar e insistir em atitudes assustadoras, como nomear o filho embaixador e demitir o servidor que apenas divulgou o tamanho do desmatamento, estará botando mais lenha na fogueira que divide o país perigosamente há cinco anos.

Ele deve ser o bombeiro, apagar o incêndio... Nossa missão é de entrar nas chamas e tentar reportar da melhor maneira o fogo cruzado. Sempre respeitando as críticas, fazendo reparos na nossa fala, costurando a escrita para não perder a credibilidade. 

E, embora pareça que, por estarmos no palco só convivemos com elogios, vale lembrar que até outro dia éramos chamados pela manhã de petistas e à tarde de tucanos.

Não deixe de cobrar, Arnaldo. E não nos abandone. Ah, só para não perder a oportunidade, preciso dizer-lhe que não estou com saudades da roubalheira, da incompetência e da indizível frustração que os governos petistas nos ofereceram.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽🌲Gigante da Pampulha recebeu luzes verdes nesta quinta-feira para apoiar a preservação ambiental

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Durante a atividade desta quinta-feira, ambos fizeram um treino separado com o fisioterapeuta Charles Costa

    Acessar Link