Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Bora lá?

03/01/2018 às 09:46

Não é assim que a moçada convida a uma empreitada? Pois se bebo na água do amigo Luís Borges, e ele escreveu em seu blog, “Observação e Análise”, muito do que penso a respeito deste começar, pedi a ele permissão para reproduzir aqui o seguinte texto:

Sou um realista esperançoso e é por isso mesmo que esta pensata tem como título “Só falta um ano para 2019 começar”. Essa esperança me ajuda a não cair na apatia, no descrédito e no pessimismo, todos altamente contagiosos. Continuo pensando e difundindo nos espaços e meios onde atuo que as coisas fáceis já foram feitas e que para nós só ficaram as difíceis e desafiantes.

Atravessaremos o ano de 2018 enfrentando o aguçamento da luta de classes e todos os efeitos dela decorrentes em função da enorme concentração de renda, desemprego, subemprego e precarização das condições de trabalho bem como 25% da população se situando abaixo da linha da pobreza segundo o IBGE. De cara, o Governo Federal voltará com as catilinárias da Reforma da Previdência Social, sem detalhar de forma transparente os dados sobre o déficit do Regime Próprio da União, estados e municípios e jogando todas as mazelas em cima do INSS. Continuarão os acenos para o mercado, mas o ajuste das contas públicas ainda está longe de alcançar os supersalários dos três poderes com todos os penduricalhos que ultrapassam o teto constitucional.

Será necessária uma altíssima dose de resiliência e inteligência estratégica para enfrentar o período eleitoral, em que vários matizes ideológicos se enfrentarão e posteriormente se aglutinarão em dois pólos no segundo turno das eleições para Presidente da República e governadores de estados. Se o feio é perder a eleição todos farão de tudo para se manter no poder, para ele retornar ou chegar lá pela primeira vez.

Mas fico também pensando em que nível de civilização, ética e transparência tudo acontecerá diante de uma disputa final entre dois pólos com fortes tendências à prevalência de muitos confrontos, inclusive físicos, impulsionados pela intolerância, raiva e ódio. Pelo poder e pela crença que cada lado tem, que sua ideologia é que deve hegemonizar a sociedade, dá para se imaginar como será a “guerra civil” na internet e nas suas redes sociais bem como no contato e confronto direto entre as pessoas físicas e jurídicas.

Diante de tudo que será difundido acredito que o cidadão que preza a verdade e trabalha com fatos e dados reais deve sempre questionar, primeiramente, se o que está chegando até ele não é uma notícia falsa e também a credibilidade da fonte emissora, se houver. Obviamente que muito se falará sobre uma retomada da economia brasileira mostrada através de números em situação de despioria, mas sem explicitar que esse alento se deve à comparação com os dados de uma base mais fraca resultante da recessão econômica de 2015 e 2016. A política partidária continuará contaminando o desempenho da economia e o aspecto social prosseguirá pagando o pato conforme mostram os orçamentos públicos aprovados para 2018. Mas também pudera, queda de arrecadação de tributos, aumento cada vez maior dos gastos e baixos níveis de investimentos públicos me levam a dizer que tomara que o ano passe logo com todos os enfrentamentos que virão pelo caminho na expectativa de que surjam das urnas soluções com popularidade acima de 6%.

E já que o voto é obrigatório, ou seja, um dever e não um direito, também poderemos esperar muitas abstenções, votos nulos e brancos. Na verdade é preciso levar em conta um terceiro pólo, o da anomia, o daqueles que não se sentem representados por nada que está aí.

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Fábio e Manoel destacam boa atuação do goleiro da Caldense em empate sem gols no Sul MG: https://t.co/ES9dhNmAsP https://t.co/kT3zzNXLRF

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Após tempos distintos, Cruzeiro e Caldense deixam placar em branco no Ronaldão: https://t.co/uRDJNbliMK https://t.co/c5HvkEs2ou

    Acessar Link